terça-feira, 31 de julho de 2018

Você sabe o que é imposto rosa?



Se você moçoila, que vive no século XXI e domina apps de paquera e edição de fotos, acha que o termo imposto rosa está inserido nas imagens acima,saiba, que você não está errada. Talvez só desinformada ou não tenha compreendido o cerne da questão.
O imposto rosa, em inglês pink tax, é basicamente o quanto você está desembolsando pra ouvir frases do tipo “Para uma pele mais suave” ou “Adapta-se mais facilmente ás curvas do seu corpo”. Ou seja, é o valor que você está pagando a mais por ter disponível esses e outros produtos voltados especificamente para o público feminino.
Veja bem, não estamos falando em poder de compra de homens e mulheres, estamos falando em diferença de preços nos mesmos produtos pra homens e mulheres. Entenda melhor:
Segundo a Uol, o Departamento de Consumo de Nova York publicou uma pesquisa em que analisa preços de produtos "voltados a mulheres" em comparação com os que vêm com embalagens para o público masculino em 5 indústrias, 24 lojas, 91 marcas e 35 categorias. O artigo descobriu alguns números emblemáticos: os produtos para mulheres custam, em média, 7% a mais do que seus similares masculinos – a categoria de produtos de higiene pessoal foi a com maior diferenciação, em 13%.
Veja o vídeo legendado onde Ellen DeGeneres ironiza o lançamento da caneta Bic for Her.


Isto é, esteja você disposta a desembolsar uma graninha a mais ou não, no tratamento de beleza do fim de semana, fique você sabendo que já foi estipulado que você que gosta de se manter limpinha e cheirosinha vai ser taxada por isso.
          Como se não bastasse a média salarial feminina ser inferior e arrumação pra homem se resumir a tomar banho e escovar os dentes - salvo as exceções, eu penso: Se as maiores consumidoras de produtos de beleza são as mulheres, os itens deviam ser criados pensando nelas e não explorando-as. A indústria da beleza/higiene deveria cobrar mais caro, se cobrasse, dos produtos masculinos que deveriam ser uma pesquisa e desenvolvimento extra. Concordam?
     Fala sério, nem precisa ser feminista pra brigar por essa causa.

Fonte:https://economia.uol.com.br/noticias/infomoney/2016/01/18/pink-tax-mulheres-pagam-7-a-mais-nos-mesmos-produtos-mas-isso-pode-mudar.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O seu é o próximo comentário que vai sacudir a galera!